O Racismo Velado

© Luanda Melo
O racismo é uma prática discriminatória e dolorosa, e o racismo velado se torna mais doloroso ainda, uma vez que não há possibilidade comprovação da prática racista se torna difícil pela negativa do ofensor e pela falta de testemunha em favor da vítima. Inúmeros outros fatores impossibilitam a comprovação do racismo velado, dentre tal o maior deles é a ignorância a cerca do tema racismo. 

A sociedade brasileira tem o costume de reproduzir o racismo, visto que somos um povo descendente de negros que foram escravizados, e por termos tal histórico se tornou comum chacotas ou piadas ao povo negro como rir de sua estrutura física a exemplar: o cabelo crespo, nariz de negro, boca de negro e etc.

Tais piadas, se tornaram opressoras e marcaram a identidade de nosso povo, por um lado temos pessoas negras - umas que 'acostumaram' com tais ofensas. E por outro temos - pessoas negras que foram oprimidas e diminuídas causando danos à sua saúde psicológica e moral. E destas últimas eu me insiro.

Os danos que o bullying nos traz são profundos e dolorosos, e precisamos romper com tais esteriótipos que não somente causam o bullying, como também as opressões sociais que atingem o povo negro e demais povos. 

Há que ser exposto também que o crime de racismo não é exclusividade do povo negro. Racismo é um crime contra raças e no Brasil temos povos distintos e a mestiçagem destes povos. Divididos em maioria e minoria. Em destaque neste texto quero frisar a situação do povo negro quanto a prática do racismo velado, quando constatamos que os brasileiros sofrem situações de racismo velado estamos a exemplar situações como "perseguição" pela segurança o Shopping, ou lojas, ser tratado de forma diminuidora e vergonhosa por conta de sua tonalidade de pele e estrutura física de ser negro.

Vivenciamos também o preterimento ou passibilidade, quanto ao atendimento em órgãos públicos onde pessoas negras não tem um atendimento de qualidade por conta da sua cor de pele negra. Menciono também as oportunidades sociais como empregos, estudos, onde a cor da pele vem em primeiro lugar, antes de suas capacitações profissionais.

No Brasil e no mundo o negro precisa sempre comprovar  duas vezes suas capacidades e isto é cruel, se estamos em posição de igualdade porque nos diminuem? Por que não podemos ser bons médicos, ótimos advogados, engenheiros e arquitetos?

''Ah, tudo é racismo hoje? '' A maioria das vezes é! E sempre foi! Por exemplo, muitos negros ou buscavam ignorar, ou seja, seus direitos como todo e qualquer cidadão que é o respeito. Salário menor que a outra pessoa que integra a mesma função de uma pessoa não negra, ou seja, uma condição de trabalho por ser negra reflete o racismo criminalizado. 

Situações como: ''negro safado, negro metido, negro fedido, negro feio ''. Por que palavras como não são usadas quando se referem a pessoas brancas? Veja: ''branco safado, branco fedido, branco feio, branco metido, até que seja um branco é bonito?"

Se somos uma sociedade igualitária e todas as pessoas iguais, por que há tanta desigualdade no tratamento de pessoas negras e pessoas brancas? São estes questionamentos que nos levarão à esta sociedade igual. Se não questionarmos e nos corrigirmos, não podemos promover tal igualdade.
A igualdade é verbo de ação, necessita a prática para que seja validada.

Precisa sair da teoria para uma prática!
E então teremos o início de uma sociedade igualitária com a vivência de direitos iguais a todos os povos.

1 Sonhadores:

Poesia do Bem disse...

Muito boa a reflexão.

Sonhe também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Luah Cabral Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review